MICROGALERIA da Casa Elétrica! Arte DE PITOCOS e PARA PITOCOS!

24 de novembro de 2012 foi mais um dia muito especial para a nossa Casa. Tivemos a inauguração da MICROGALERIA, o primeiro espaço em Porto Alegre criado especialmente para expor arte DE pitocos e PARA pitocos.

Na abertura, a exposição foi dos “Pitocos Artistas” da Casa, com “uma forma diferente de ver o mundo”, surpreendendo os visitantes que encontraram o espaço transformado numa instalação onde as obras estavam dispostas na altura desses pequenos, privilegiando os seus olhares. Além disso, cada trabalho se “transformava” através de uma proposta inusitada: o público, munido de lanternas, explorava o ambiente iluminado com luz negra e sonorizado com arranjos de parlendas, experimentando novas sensações.

Esta construção do olhar é tão necessária quanto a alfabetização. A percepção do cotidiano é muito influenciada por clichês visuais, tornando fundamental prepararmos as crianças para uma postura crítica diante do que absorvem instantaneamente através do que vêem. As oficinas de artes visuais da Casa Elétrica  auxiliam nesse eterno aprendizado que começa por perceber mais sensivelmente o mundo em que estamos inseridos.

A Microgaleria amplia a proposta integral do projeto que oferece oficinas regulares de música e artes visuais para os pitocos de 0 a 10 anos.

De 2012 para cá já apresentamos as exposições: Janelas (2013), Despertar (2013),  10 anos da Casa (2014), Sons e Lembranças (2015), Nossa Casa (2016), Tá fazendo arte, sim! (2017)

Depoimento de uma mãe de duas alunas da Casa:

“1ª Venissage da Artista Marina!!
Obrigada pela sensibilidade no belo trabalho, Casa Elétrica!!!
Afinal, quem disse que só obras de artes de adultos é que merecem os nossos olhares? Não queremos os pequenos criando? Aprendendo a fazer, em tempos onde tudo se “recebe” pronto? Uma galeria de artes de pitocos para pitocos… Lindo, não?
Isso existe!!!!
Isso é Casa Elétrica!!!
O que eu recomendo desde os 30 dias de vida da Marina!!!
Paabéns gurias pelos sentimentos que vocês provocam em nós pais e nas nossas crianças!!!! – Postado no facebook em 24/11/2012″